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Quarta-Feira, 3 De Junho De 2020

As novidades das marcas com impacto positivo por Lilian Pacce


O que era apenas uma tendĂȘncia, virou fato: prĂĄticas sustentĂĄveis estĂŁo cada vez mais presentes no mercado da moda, inclusive nas marcas de luxo. HĂĄ uma grande sensibilização e conscientização da moda em relação Ă  sua responsabilidade social e ambiental. A crise sanitĂĄria escancarou a importĂąncia de cuidar bem das pessoas e do planeta e a moda tem se demonstrado muito solidĂĄria nesse sentido, se mobilizando e mobilizando. Parece cada vez mais claro que, no longo prazo, todos saem perdendo se nĂŁo houver transformação.

Por Lilian Pacce

Stella McCartney
Mas muito antes do Covid-19, a inglesa Stella McCartney saiu na frente, priorizando peças feitas de algodĂŁo orgĂąnico, nĂĄilon reciclado ou viscose sustentĂĄvel, por exemplo. Uma das novidades mais bacanas Ă© o lançamento do primeiro jeans 100% biodegradĂĄvel, criado em parceria com a italiana Candiani Jeans. Stella, aliĂĄs, Ă© defensora do veganismo na moda e recentemente se associou ao maior grupo de luxo do mundo, o LVMH, para inspirar mais comportamentos similares.

Burberry
JĂĄ a Burberry, que tem Riccardo Tisci como diretor criativo desde 2018, estabeleceu como meta que todos os seus produtos tenham pelo menos uma certificação sustentĂĄvel atĂ© 2022! Eles querem adotar e comunicar uma visĂŁo holĂ­stica (ou seja, integrada) de todo o processo, evidenciando os atributos positivos de cada produto: de iniciativas sociais junto Ă  comunidades atĂ© a redução do uso de ĂĄgua passando pela composição de tecidos, seja algodĂŁo orgĂąnico ou fibra reciclada. Hoje eles garantem que jĂĄ conseguem ter dois terços da coleção com mais de um atributo positivo agregado, bacana, nĂ©?

Mas enquanto 2022 nĂŁo chega, eles acabam de lançar a linha ReBurberry Edit, que trabalha com materiais sustentĂĄveis de ponta e de reciclagem. SĂŁo 26 itens pro VerĂŁo 2020: de parkas e trenchsde nĂĄilon reciclado (vale rede de pesca, plĂĄsticos industriais etc) a Ăłculos de bioacetato, uma inovação no mercado.

Reformation
Reformation, a marca cool da CalifĂłrnia que jĂĄ nasceu com essa pegada onze anos atrĂĄs, adota vĂĄrios procedimentos sustentĂĄveis e tem participado de projetos socioambientais como reflorestamento (floresta amazĂŽnica incluĂ­da) para compensação de carbono. Nesses tempos de Covid-19, a Ref estimula sua comunidade a adotar energia limpa (trocando, por exemplo, a energia elĂ©trica pela eĂłlica) e tambĂ©m oferece a compra de crĂ©ditos de carbono. AlĂ©m disso, eles estĂŁo produzindo packs de 5 mĂĄscaras a preço de custo: vocĂȘ pode comprar pra vocĂȘ e eles tambĂ©m distribuem mĂĄscaras para moradores de Los Angeles.
Cariuma
E se vocĂȘ Ă© fĂŁ dos sneakers da Veja/Vert, vai adorar os modelos da Cariuma, que usam materiais sustentĂĄveis como algodĂŁo orgĂąnico, borracha extraĂ­da de seringueiras sem danificĂĄ-las e couro nĂŁo proveniente de regiĂ”es de desmatamento e com reutilização total da ĂĄgua usada no processo de produção. A novidade Ă© o modelo de tĂȘnis para veganos, o Ibi, feito com uma malha de bambue plĂĄstico reciclado com sola de EVA ecolĂłgico de cana de açĂșcar. E surpresa: a Cariuma Ă© brasileira e tem feito tanto sucesso que bateu um crescimento de 1.500% no Ășltimo ano! Sinal de que nĂłs, consumidores, queremos sim consumir melhor e mais positivamente!

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